Dr. Walter Moisés Tobias Braga
CRM 114081
Hematologia e Hemoterapia

Púrpura trombocitopênica trombótica

A púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) é um distúrbio sério que envolve a formação de pequenos coágulos de sangue por todo o corpo, que bloqueiam o fluxo de sangue para órgãos vitais, como o cérebro, o coração e os rins.

A causa da PTT é muitas vezes desconhecida, mas algumas pessoas a desenvolvem após tomarem certos medicamentos (incluindo quinina, ciclosporina e mitomicina C), após certos tipos de infecção intestinal, durante a gravidez ou, raramente, como uma doença hereditária. Na maioria das pessoas, a PTT é um distúrbio autoimune em que o sistema imunológico do corpo cria anticorpos que destroem uma enzima (ADAMTS13). Quando há deficiência desta enzima, as plaquetas começam a coagular de forma inadequada dentro dos vasos sanguíneos, o número de plaquetas no sangue (contagem de plaquetas) diminui e os órgãos em que os coágulos ocorrem (como o cérebro e os rins) podem ser danificados.

Sintomas: os sintomas se desenvolvem repentinamente e são bastante distintos dos sintomas da maioria das outras formas de trombocitopenia. Pequenos coágulos sanguíneos que se formam (consumindo plaquetas) causam um amplo conjunto de sintomas e complicações, sendo que alguns deles podem representar risco à vida. Os sintomas que resultam de coágulos no cérebro podem incluir dor de cabeça, confusão mental, convulsões e coma. Os sintomas que resultam dos coágulos no cérebro podem ir e vir e sua gravidade pode variar. Os sintomas resultantes de coágulos em outros lugares do corpo incluem ritmos cardíacos anormais, alteração da coloração da urina e dores abdominais.

Outros Temas

Trombose e COVID

Indivíduos infectados com Covid podem apresentar distúrbios de coagulação, aumentando