Dr. Walter Moisés Tobias BragaCRM 114081

Hematologia e Hemoterapia

Fale Conosco

Hemoterapia

É o ramo da hematologia que se dedica a utilizar o sangue como terapia, desde a doação até a transfusão em um banco de sangue ou hospital.

Não confundir o termo Hemoterapia (Doação + Transfusão) com a Auto-Hemoterapia, que é a retirada de uma quantidade se sangue do indivíduo com injeção desse sangue no mesmo indivíduo, uma prática não reconhecida pela comunidade médica (Conselho Federal de Medicina - Parecer CFM nº 12/07) por não ter comprovação científica.

O sangue pode ser essencial para alguns pacientes a partir de seus componentes ou derivados. Os componentes do sangue são obtidos por processos de separação física (centrifugação, precipitação), exemplos: concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. Os derivados sanguíneos (hemoderivados) são obtidos a partir de processos industrializados com o uso de plasma para obtenção de proteínas presentes no sangue, exemplo: albumina, imunoglobulinas e fatores de coagulação (Fator VII, Fator IX e complexos protrombínicos). Quase sempre o sangue e seus derivados não possuem um substituto industrial eficaz, por isso incentivamos muito as doações de sangue. Dessa forma, você estará ajudando muitas pessoas que dependem de transfusões de sangue para manter-se vivos.

Orientações:

Onde doar sangue: No hospital ou banco de sangue mais próximo da sua casa. A doação é um procedimento seguro e muito importante. Não realizamos o serviço de doação nem transfusão de sangue na clínica.

Auto-hemoterapia - Não realizamos esse tipo de procedimento.

Hospitais de Atuação

Hospital Sírio Libanes
Hospital Nove de Julho
Hospital Santa Catarina
Hospital Oswaldo Cruz